Entrevistando Caic Santos

Nascido em Jequié, Bahia. Atualmente reside em São Paulo, não tem muito contato social e tem poucos amigos. É caseiro, gosta de ficar sozinho ouvindo músicas e claro, não perde um cine pipoca não é mesmo! Seu estilo musical é algo agitado como: Rock MPB e seu preferido música épica. Estilo esse que o inspira a escrever.

Equilíbrio, apesar de tê-lo escrito em apenas duas semanas, foi um processo que demorou anos. Por muito tempo ficou com essa história na cabeça, mondando e refazendo, já tentou escreve-la outras vezes. Apesar que existe outras três versões da mesma história com algumas modificações.
Mas escrever esse livro foi uma viagem mental intensa, e ouvir música épica faz com que se perca na imaginação, sentindo fortes emoções que trasmite na escrita.

No livro, há referências de adaptações cinematográficas que o autor adora e assistiu ao longo da vida até hoje, como: Cavaleiros do Zodíaco; Liga da Justiça; Lanterna Verde; Harry Potter e muito mais.

Não por fama ou por dinheiro, Equilíbrio é fruto de uma satisfação pessoal ao qual trouxe boas relações e conexões em sua vida. O que, para Caio, artisticamente falando, vale muito mais. Pois sinte que contribui positivamente para a literatura nacional.

FALA DO AUTOR 

"Apesar de escrever pouco, é algo que gosto muito de fazer. É como uma voz dentro de mim que não se cala. Uma voz calma e suave que habita em mim como uma companheira de longa data e que me faz expressar na escrita as mais loucas viagens da minha imaginação."

ENTREVISTA

1) Quando começou seu interesse pela escrita?

Quando mais novo, em torno dos meus 13 aos 18 anos. Sempre gostei de desenhar e sempre tive vontade de fazer uma história em quadrinho. Quando comecei a elaborar meu primeiro roteiro, acabei me apaixonando pela escrita.
 
2) Você tem uma rotina de escrita? Escreve todos os dias?

Não. Infelizmente escrevo apenas um período por ano, que é quando estou de férias.

3) Como é o contato com seus leitores?

Sou muito atencioso e converso com todos eles.

4) Tem alguma mania quando começa a escrever?

Ouvir música.

5) De onde veio a ideia de escrever "Equilíbrio - Prelúdio"?

Faz tanto tempo que nem me lembro ao certo. Faz mais de dez anos que tenho essa história em minha mente para elaborar.

6) O que você mais odeia ou o que o incomoda no processo de publicação de um livro?

A espera. Algumas coisas como a correção e diagramação demoram bastante.

7) Que relacionamento você acaba tendo com seus personagens?

Gosto muito de todos eles. É como se fizessem parte de mim. A maioria deles estão tão atrelados em minha mente que os escrevo de forma fluida. Sem problemas.

8) Você além de escritor, é um bom leitor?

Não. Já li muito. Li muito Paulo Coelho, Dan Brown e alguns outros quando mais jovem, mas hoje já não tenho a mesma paciência. Mas ainda leio vez ou outra. Acredito que fiquei um pouco mais exigente com a narrativa e a escrita de um autor. Alguns deles, como Dan Brown, consegue me prender, pois muitos devem conhecer o estilo de escrita dele e sabem que o cara é um mestre na forma de lhe deixar cativado com a história. Para mim, não basta escrever uma boa história, é preciso saber contá-la.

9) Quais seus autores favoritos?

Paulo Coelho e Dan Brown.

10) Sua família e amigos te apoiaram na escrita?

Muito. Sem meu padrinho eu jamais teria descoberto este dom e sem minha esposa eu jamais teria o incentivo para colocá-lo em pratica.

11) Você tem planos de escrever novas obras?

Tenho sim. Não pretendo parar em Equilíbrio.

12) Qual foi a sensação de ver sua história concluída?

Total satisfação pessoal. Me senti realizado, principalmente com as criticas.

13) Onde os leitores podem ter acesso a sua obra?

Em formato impresso, pelo Clube de Autores e em breve estarei lançando no Kindle.

14) Descreva seu livro em uma frase.

"Jornada. Quem não gosta de acompanhar uma boa jornada com um grupo de heróis?!"

15) Se tivesse algum motivo para convencer seus futuros leitores a lerem sua obra. Qual seria?

Acredito que estou contribuindo positivamente com a nossa literatura, principalmente com o gênero. É um gênero difícil por conta dos detalhes e muitas pessoas tem dificuldades em acompanha-los, mas Equilíbrio é simples e contemporâneo. Me esforcei muito para que as descrições dos detalhes acompanhem a narrativa, de forma que o leitor sinta o progresso da história sem se cansar. Vale a pena conferir. No primeiro capítulo os leitores já podem notar isso.

16) Você pretende escrever outros gêneros também?

Sim. Tenho uma história ambientada no velho oeste que estou doido para escrever.

17) Qual é a sua frase preferida do livro?

Não tenho uma frase, mas um momento que gosto muito, que é quando o rei Fraz se ajoelha perante os escravos. Aquela parte para mim é muito importante e simbólico por se tratar de redenção. Ainda se eu fosse escolher algo dito pelos personagens, escolheria a força. Há um momento em que Augusta está tentando animar sua sobrinha, e ela diz que Fraz sempre tinha uma palavra que dizia sempre e era a sua base de vida, que é a força. Não digo tanto fisicamente, claro que temos que nos exercitar e ter uma boa condição física, mas é necessário que a pessoa seja forte tanto emocionalmente, quanto espiritual e mentalmente. E isso é algo que será muito explorado em toda a saga.

18) Qual seu personagem preferido e porque?

Fraz. Por ser um personagem forte em todas as esferas. Física, mental, espiritual e emocional. Não gosto de personagens fracos. Ainda mais quando este personagem é o protagonista.

19) Você tem alguma dica para escritores novatos?

Como eu disse anteriormente, força. Tudo, principalmente em nosso país, é difícil. Então, ter foco e não desistir é o mínimo.

20) Você tem algum recado ou agradecimento que gostaria de deixar para seus leitores?

Minha gratidão. Não escrevo esperando algum retorno financeiro, mas por que amo. Saber que as pessoas estão lendo e estão gostando alimentam meu espirito e me motivam a continuar. Nossa literatura nacional precisa muito ser valorizada e ter bons livros para ajudar a sustentar essa ideia é de extrema importância. Então, só tenho a agradecer. Os elogios só mostram que estou no caminho certo e quero muito contribuir positivamente para a nossa literatura. Eu acredito muito que Equilíbrio é uma boa história e que ela veio para acrescentar.

LIVRO

SINOPSE

Um grupo de ex-escravos sai em uma jornada para salvar seu libertador. 
Temendo a liberdade de Fraz, o atual rei de Terrariah envia seus mais habilidosos guerreiros para impedí-los. 
Prelúdio é o primeiro livro de uma saga que conta a história de um mago que deseja realizar o sonho de uma jovem inocente. Para torná-lo real, ele contará com a ajuda de seus amigos para mudar o sistema do mundo.

REDES SOCIAS

Comentários

  1. Equilíbrio se tornou um dos meus livros favoritos!
    Acompanhar a jornada dos personagens e conhecer sobre o passado de cada um e as consequências dos acontecimentos me fez amar cada um deles (menos Jorel, esse aí eu cancelo). Cada personagem é único, e eu adoro isso!
    Agradeço, mais uma vez, ao Caic por escrever esse livro incrível e pela oportunidade de tê-lo lido.
    Ansiosa pelo livro 2!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim eu também não gostei muito do Jorel kkk e o Caic arrasou muito em escrever esse livro, estou doida para ler o segundo.

      Excluir
  2. Amei a entrevista e conhecer mais sobre o autor por trás dessa fantasia. Um livro incrível com certeza, ansios pela continuação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado da entrevista, também estou ansiosa, não vejo a hora de ler. :)

      Excluir
  3. Caic é uma simpatia, aguentou os meus surtos quando li Equilíbrio. Eu sempre achei fantasia um gênero difícil de ser escrito,por é tudo criado pelo autor, que precisa sabe expor os detalhes, Caic faz isso com maestria. Equilíbrio é um dos meus livros preferidos de 2021 os personagens me encantaram estou louca pra reve -los no livro 2.
    Dan Brown e Agatha Christie são uns dos meus autores preferido, rock e MPB faz parte de mim...
    Gostei muito da entrevista. Parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagino, também surtei horrores. Equilíbrio ganhou um espacinho especial dentro de mim, bom fico feliz que tenha gostado! :)

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

SOBRE

Quando os Átomos Dizem Adeus