Porque ler nacionais?




Olá Pessoas! Trouxe esse tema porque a literatura brasilera é muito importante e deveria ser mais valorizada. Bom, tem pessoas que não se sentem confortáveis e não gostam de ler nacionais, por um lado eu entendo porque praticamente na escola era "obrigado" a ler clássicos, não que eu esteja dizendo que clássicos são livros ruins, jamais! Essa literatura é muito boa e nos ensina muito.

Só quero dizer que por ser um gênero complexo de entender, tem adolescentes que não compreendem e acabam desistindo de conhecer nacionais ou até desiste de ler, e infelizmente isso acontece muito.


E o que muitas pessoas que tiveram uma experiência negativa por conta dessa questão e desistiram, não sabem a quantidade de obras nacionais maravilhosas que existem em nosso meio e que pode SIM reverter essa frase "livros nacionais são chatos de ler"ou "esses livros são perca de tempo".

> Me diz uma coisa. Você já passou por isso?

Gente! O tanto de autores brasileiros que estão surgindo no mercado editorial e no meio literário trazendo ótimas histórias que carrega referências capazes de criar uma identificação com o leitor e uma experiência agradável! É algo facinante, e esse poder se torna ainda mais expressivo quando faz parte da vida das pessoas de alguma forma ou ja fez.


E ler obras nacionais é um meio de valorizar e conhecer aquilo que é produzido por pessoas como você, sabe. O escritor(a) só quer que você leia um pequeno pedaço que fez parte dele(a) dividindo uma história única que talvez lá na frente possa fazer diferença dentro de você. E isso é incrível, poder expor e compartilhar algo pessoal com a intenção de aquecer corações, trazer imaginações e criar experiências através dos livros.

Então, você que tem essa dificuldade de gostar da literatura brasileira ou simplesmente não quer ler por que não sente interesse, tenta sair da sua zona de conforto e dê uma chance para os autores nacionais renomados ou idependentes que querem deixar sua marca registrada em um país que não tem muitos leitores, mas que quer ser lembrado de alguma forma dentro da literatura.

O motivo desse post é lembrar que existem muitos autores nacionais que lutam para ser reconhecidos dentro do mercado editorial, querendo trazer um diferencial através de histórias maravilhosas que podem proporcionar experiências incríveis através dos livros.


ME DIZ AI, VOCÊ GOSTA DE LIVROS NACIONAIS? E O QUE ACHA SOBRE O ASSUNTO?

Comentários

  1. eu amo livros nacionais, e acho que devíamos dar mais reconhecimento e valor aos nossos autores.
    entendo essa questão de sermos desmotivados desde criança a apoiar essas pessoas, mas tudo é questão de desconstrução! ❤️

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, valorozar a literatura nacional é importante. E depende muito da desconstrução.

      Excluir
  2. Livro nacional é tudo, tem a nossa identidade, creio eu que a chance de a gente se identificar seja maior, além disso, devemos valorizar os NOSSOS autores, alias deveria ser a nossa cultura a da auto valorização mas infelizmente é o extremo oposto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Interessante você falar sobre cultura, se as pessoas valorizassem os autores nacionais dessa forma, todos seriam mais reconhecidos.

      Excluir
  3. Um tema muito pertinente amiga, eu gosto apesar de não ter o costume sei que deveria valorizar mais a nossa cultura e principalmente com os novos autores, tem muita gente boa e promissora nos aguardando por aí ❤️

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, espero e essa é minha intenção incentivar as pessoas a lerem mais. E fico feliz que você se interessou em ler o post, que você possa ler e se aventurar em muitas obras nacionais. Você não vai se arrepender 😊

      Excluir
  4. Além de muitos livros brasileiros serem incríveis, é sempre bom valorizar o que é produzido no nosso país.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, não que nos outros países não sejam importantes mas temos que dar chance a algo novo e nosso ao mesmo tempo.❤️

      Excluir
  5. Lary, amo livros, tanto de autores nacionais quanto de estrangeiros. Existem vários autores praticamente desconhecidos, até mesmo que nem lançaram livros, mas que são muito bons. Amo Machado de Assis, mas entendo o que você quis dizer quanto aos clássicos. Com certeza que há livros mais suaves de se ler quando se é uma criança ou um adolescente, mas não consigo enxergar um ensino médio longe do Machado de Assis, do Érico Veríssimo, do Aluísio Azevedo, do Lima Barreto, da Clarisse Lispector... O mundo literário, apesar de ser muito restrito, tem melhorado muito com as diversas plataformas, onde novos e velhos escritores podem mostrar seus textos, sejam eles quais forem. O negócio é fuçar em tudo que é canto para encontrar novos escritores ou escritos de velhos autores, que foram sendo esquecidos pelo grande público. Parabéns pelo seu Momento Literário!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

SOBRE

Quando os Átomos Dizem Adeus

Entrevistando Caic Santos